14 tendências do mercado apontadas por diferentes players

Mirum

13 mar 2024

2024 mal começou e nós já estamos de olho nas tendências que irão influenciar os rumos da publicidade e marketing digital ao longo do ano. Venha com a gente e confira a visão dos principais players do mercado sobre o tema!

Para começar o ano do jeito certo, é essencial que as empresas criem um planejamento de marketing focado nas principais tendências de comportamento dos consumidores e do mercado. E para te ajudar a encontrar estratégias inovadoras e assertivas, compilamos as visões de diferentes players para você ficar por dentro das grandes apostas para esse ano.

Algumas pautas que já se destacaram nos últimos anos ganham ainda mais força em 2024, como o uso de inteligência artificial nas criações, investimento em vídeos de TikTok e ampliação de discussões socioambientais, que voltam seus holofotes para a sustentabilidade, inclusão e diversidade.

Por outro lado, também há o surgimento de temas que prometem transformar o cenário da publicidade de maneira desafiadora e disruptiva, como é o caso da mídia de varejo e anúncios por streaming.

Quer saber mais? Então leia o artigo, a seguir, e confira a lista que preparamos com 14 tendências para 2024 baseadas em análises de mercado e previsões dos principais players¹!

1 – Consolidação da Inteligência Artificial no processo criativo

Em 2023, a Inteligência Artificial (IA) impulsionou diversas ideias de comunicação e marketing, e nesse ano não será diferente. Pesquisas mostram que 89% das pessoas utilizam ou já utilizaram algum tipo de inteligência artificial. Seguindo esse raciocínio, o Kantar prevê que, em 2024, a IA firmará suas raízes na criação de estratégias e publicidades criativas que capturem a atenção dos públicos.

O estudo também mostra que a experiência do cliente pode ser beneficiada pelo uso da ferramenta: dados coletados mostram que 65% dos consumidores já desistiram de fazer compras por conta de uma má experiência, enquanto 60% recomendam publicamente marcas que oferecem uma boa jornada. Pensando nisso, é possível utilizar a IA para desenvolver chatbots que atendam e respondam dúvidas, visto que 22% dos consumidores se sentem confortáveis em receber sugestões personalizadas e sugestões de assistentes virtuais.

Além disso, a combinação da ferramenta com a experiência humana também pode melhorar a omnicalidade da marca e o atendimento pós-venda. Essa estratégia é fundamental para 90% dos correspondentes da pesquisa, que acreditam que as empresas devem ter um atendimento integrado em todos os canais de venda.

2 – IA no processamento de dados

Indo além do atendimento e das ideias criativas, o Hubspot sugere que a inteligência artificial também pode ser uma grande aliada no processamento de dados, facilitando a personalização e automatização dos processos, além de analisar dados em grande escala de forma ágil e eficaz. Todos esses fatores viabilizam a criação de experiências customizadas e significativas, que impulsionam o engajamento e a fidelização dos consumidores.

3 – Premiunização do consumo

Em uma época em que economizar é uma prioridade para a maioria das pessoas, as marcas precisam se destacar e provar que merecem tanto a atenção quanto o dinheiro dos consumidores. Segundo o Kantar, a premiunização é o caminho certo para isso. Indo além do preço competitivo, as empresas devem explorar outros benefícios, como:

–    Planos de assinatura;
–    Valores especiais para a madrugada;
–    Programa de fidelidade ou de acúmulo de pontos;
–    Serviços gratuitos.

Para que essas medidas sejam efetivas, é fundamental que o plano de marketing também foque na comunicação digital para que as informações cheguem até os clientes de forma clara. Afinal, de acordo com pesquisa da Opinion Box, 76% dos consumidores utilizam as redes sociais para encontrar ou descobrir novas marcas. Dessa forma, se o público não entender suas vantagens, ele irá procurar alternativas que apresentem o melhor custo-benefício para a compra que desejam.

4 – Manutenção do alinhamento de valores

Ainda de acordo com o Kantar, como já apontado em anos anteriores, os consumidores continuam em busca de marcas que estejam alinhadas com seus valores, exigindo que elas se comprometam – de forma transparente, responsável e honesta – com as questões sociais, culturais, éticas e ambientais.

5 – Maior preocupação com a sustentabilidade

Quem acompanha as tendências de mercado sabe que a sustentabilidade não é uma pauta recente, mas ela continua ganhando forças a cada ano que passa e, por isso, merece ser relembrada. A análise de mercado do Kantar mostra que 42% das empresas já adicionaram as preocupações com o meio ambiente em seus KPIs. Entretanto, os consumidores estão se unindo cada vez mais para questionar e cobrar atitudes verdadeiramente ecológicas das organizações, a fim de que suas ações gerem impactos significativos no planeta.

Uma prova disso é a exposição, por parte da população, de empresas que praticam o greenwashing (“lavagem verde”, em tradução livre): ato que consiste na falsa divulgação de projetos sustentáveis para atrair visibilidade positiva.

6 – Diversidade

A diversidade também é uma pauta que continua em alta para o ano que se inicia. Conforme o estudo de mercado disponibilizado pelo Hubspot, as marcas devem focar cada vez mais em perfis diversos, tanto de consumidores quanto de profissionais contratados.

7 – Comunicação inclusiva

Caminhando ao lado da diversidade, a acessibilidade digital também se destaca como peça-chave para alcançar novos públicos. Os dados da pesquisa Big Data Corp mostram que 71% das pessoas esperam que as empresas e agências de publicidade criem campanhas online focadas na inclusão e na diversidade. 

Apesar do tema já estar em alta há alguns anos, a pesquisa também deixa claro que apenas 0,46% dos sites foram considerados acessíveis em 2022 e que menos de 10% dos anúncios atuais abrangem pessoas idosas.

8 – Conteúdo humanizado e comunidades

Entre as diversas estratégias de crescimento para 2024, as marcas deverão buscar novos planos de marketing para gerar diálogos espontâneos e identificação com o público. O report do Hubspot indica que conteúdos autênticos e humanizados ajudam a estabelecer uma relação emocional e a sensação de confiança nos consumidores, aumentando as chances deles se sentirem valorizados e se tornarem clientes habituais.

A cada ano, aumenta o número de grupos online utilizados para compartilhar opiniões e interesses em comum. Por isso, a criação de comunidades torna-se uma fonte rica de informações para que as empresas possam compreender melhor as necessidades e problemáticas dos clientes. Com esse conhecimento aprofundado, é possível definir uma nova comunicação do marketing para criar laços genuínos com a audiência.

9 – Marketing de inovação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a inovação caiu após o período pandêmico. Para estimular a retomada da revolução no marketing, a pesquisa do Kantar revela que empresas inovadoras estão conquistando três vezes mais espaço do que as que não são. Contudo, os níveis de inovação caíram após o período pandêmico, tornando necessária a tomada de ações disruptivas para mudar o cenário novamente. 

10 – Mídia de varejo

Acompanhando as mudanças de comportamento dos clientes, as novas tendências apontam para o crescimento da mídia de varejo ao longo do ano, como o Amazon Ads ou Mercado Ads: ferramentas de publicidade online que permitem a criação e gerenciamento de anúncios para estes canais.

Os dados do Kantar preveem que 60% dos profissionais da América Latina irão apostar nessa estratégia para melhorar o engajamento do público e a experiência com publicidades.

11 – Anúncios interativos e por streaming

As tendências identificadas pelo Amazon Ads divulgam que os anúncios por streaming se tornarão uma prática padrão entre pequenas e médias empresas ao longo de 2024. Esse tipo de ferramenta ainda viabiliza a criação de publicidades interativas, que são vistas como grandes oportunidades para as empresas aumentarem o engajamento e se conectarem com os consumidores de forma inovadora.

12 – Conteúdos em vídeo e foco no TikTok

Os streamings não são o único canal promissor para esse ano: de acordo com o Hubspot, os conteúdos em vídeo atingiram 99,2% dos brasileiros só no 1º semestre de 2023 e o TikTok foi apontado como o canal mais influente na hora de definir a forma como os conteúdos são consumidos. 
 
A rede social é uma das favoritas dos usuários para se distrair no tempo livre, além de buscar informações de maneira rápida e descontraída. Por isso, é importante que as marcas estejam alinhadas com os temas em alta e com o formato nativo da rede para atingir um bom alcance e aproveitar os momentos de entretenimento e bem-estar para criar conexão com os usuários.

13 – Marketing de podcast

Além dos streamings e TikTok, os podcast também continuam sendo uma grande aposta para 2024, principalmente no Brasil, que possui o título de país que mais consome esse tipo de conteúdo no mundo. 

Segundo pesquisa do DataReportal 2023 (apresentada pelo Hubspot), 42% dos brasileiros com acesso à internet escutam podcasts toda semana. Vale ressaltar que, apesar do crescimento estrondoso dos últimos anos, o formato está longe de ser saturado e tem tudo para crescer ainda mais nesse novo ano.

14 – Parceria com microinfluenciadores

Por fim, o Hubspot acredita que o ano de 2024 será marcado pela substituição dos influenciadores pelos microinfluenciadores (influenciadores digitais que possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores). Essa mudança está diretamente ligada à tendência do público de se conectar com conteúdos humanizados e pessoas mais “gente como a gente”, que geram maior identificação e transmitem confiança aos consumidores.

Agora que você já sabe o que o mercado espera para 2024, chegou a hora de botar a mão na massa e criar um planejamento que vença todos os desafios do seu negócio. E por falar em desafios, essa é a nossa especialidade. Clique aqui para entrar em contato e deixe a gente resolver o seu!

Leia também:
Makers Studio: sua marca no centro das tendências do TikTok
O ano do podcast no Brasil


¹ As informações e dados apresentados nesse artigo foram baseados em diversos relatórios, sendo eles:
1.    2024 Digital Marketing Trends – Brandwatch
2.    2024 Consumer Trends Report – Euromonitor 
3.    Consumer Trends 2024 – Opinion Box 
4.    Lista de Tendências – Amazon Ads
5.    Most Contagious Report 2023 – Kantar 
6.    Marketing Trends 2024 – Kantar
7.    Tendências para 2024 – Hubspot

Mirum

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