Se engana quem pensa que comunicação e vendas não andam juntas! Afinal, quem se comunica alcança um número maior de possíveis clientes e, consequentemente, tem mais chances de vender.
Quando o assunto é a presença online, ter um público fiel e engajado é tão importante quanto ver os índices de venda aumentarem, especialmente diante de uma sociedade cada vez mais conectada virtualmente. Afinal, muito mais do que ofertar algo, as marcas precisam construir um relacionamento forte e próximo com seus consumidores se quiserem se manter sempre em destaque.
Pensando nisso, muitos profissionais de Marketing Digital passam a buscar novas maneiras de construir uma comunicação mais próxima com o consumidor, por meio de estratégias de Inbound Marketing, como o Marketing de Conteúdo. Mas e você, sabe por que é importante se comunicar?
Dentro do Marketing Digital há uma infinidade de estratégias que tem como objetivo fixar uma marca no mercado e aumentar o seu número de vendas, mas quem deseja criar um público fiel e engajado, capaz de indicar serviços e produtos de maneira orgânica, deve se atentar ao que conhecemos como Inbound Marketing.
O Inbound Marketing tem o intuito de criar uma estratégia focada e voltada exclusivamente para o consumidor, atentando-se aos seus gostos, dores e necessidades a fim de atraí-los dentro do funil de vendas e realizar a oferta apenas no momento em que estão preparados para comprar.
Cria-se assim uma “conversa” mais próxima com o consumidor, além de mostrar a atenção que a marca dá aos seus “problemas” e a vontade de ajudá-los, construindo uma relação de autoridade diante daquele assunto.
Pesquisas do Google mostram que mais de 80% dos consumidores realizam pesquisas online antes de comprarem qualquer produto. É preciso entender que hoje se tem acesso a tudo na palma da mão, de SAC a campanhas. Portanto, redes sociais, sites, conteúdos de marca, campanhas digitais ou qualquer outra comunicação devem ter uma unidade, que mostrará não só a homogeneidade da empresa, mas também te ajudará a ter uma visão completa do negócio.
Se já destaquei que o consumidor busca produtos e marcas que agreguem valor, então como fazer esse consumidor te encontrar diante de uma infinidade de ofertas? Entendendo quem é o seu público, o que ele procura e quais são as suas dores –sim, dores!
Para exemplificar, vamos usar o exemplo de um e-commerce de cosméticos. Para alcançar seus potenciais clientes, ele precisa entender qual a necessidade dessa persona. Para isso, identifica-se, durante o planejamento estratégico, que o potencial consumidor está em busca de produtos que auxiliem em uma dor comum, como a hidratação capilar. Durante as pesquisas nota-se que termos como “hidratação para cabelo ressecado” tiveram, na primeira semana de julho de 2020, um aumento de 110% em consultas. Já o termo “máscara de hidratação” apresentou queda crescente na mesma semana. Por isso, criar conteúdos com o tema farão com que você “pesque” esses internautas.
Muito mais do que saber que uma pessoa quer comprar um novo produto, é importante entender os motivos que a levam buscar uma marca diferente da que já adquiri. Pode ser a busca por maior qualidade, variedade de ingredientes, benefícios ou o compromisso com uma linha de produção sustentável e não exploratória.
Portanto, o consumidor busca pela solução de sua dor e é nesse ponto que o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo atuam, criando textos que identificam o problema e apresentam uma solução, sem necessariamente deixar explícita a intenção de venda. Não à toa, as blogueiras são tidas como experts e recebem muito bem para avaliar produtos em vídeos e postagens.
Muito mais do que uma estratégia para entender o consumidor e guiá-lo dentro de um funil de vendas de maneira assertiva, essa é também a oportunidade de olhar para dentro do negócio e entender qual é o seu público, quais são os seus diferenciais e como você vai se comunicar com ele.
Você agrega valor ao que vende e também ao seu negócio, construindo uma relação mais sólida, participativa e humana com o consumidor. Existem diversos cases de sucesso que mostram que, muito além daquela já batida estratégia de marketing varejista, tratar o consumidor como personagem principal de atuação traz resultados mais poderosos e positivos. Afinal, o cliente não comprará de você nem que você ofereça o dobro dos produtos se não perceber o valor que o que você oferta tem em sua vida.
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