Como a Smart Fit transformou os resultados de busca de suas academias em um canal de comunicação, atração e vendas de novos planos.
A pessoa consumidora brasileira (neste artigo, o plural neutro utilizado é o feminino, concordando com o substantivo ‘pessoa’) vem exigindo um imediatismo e relevância em suas pesquisas. A utilização do Smartphone, sempre à mão, intensifica ainda mais essa necessidade e facilita o processo de decisão. Afinal, encontrar o que se precisa perto de onde está, ajuda a suprir qualquer necessidade mais rapidamente. Seja para encontrar uma loja, tomar açaí ou sair para jantar. Isso não é de hoje.
Como um reflexo desse comportamento, as buscas ‘perto de mim’ registraram um crescimento de 304%, de 2015 a 2017 (pesquisa Alerta de tendência: buscas por “perto de mim”, Google, 2018), e a pesquisa geolocalizada ganhou mais força com o passar do tempo. Desde então, as pessoas já assumem que suas pesquisas tragam resultados geolocalizados. Por isso, ao pesquisar ‘academia’, esperam que o buscador aponte a unidade mais próxima.
Foi entendendo a pressa e necessidade de relevância nas buscas das consumidoras que a Smart Fit nos chamou. Com quase 600 academias espalhadas por todo o Brasil e com o suporte do time de Local Business Management (LBM), da Mirum, para fazer o gerenciamento de seus resultados locais, as academias da Smart Fit buscavam atender tanto aos seus clientes como pessoas interessadas em seus serviços, ampliando seu alcance orgânico.
Desde agosto de 2021, quando iniciamos o projeto, a Smart Fit registrou um crescimento de mais de 366% (dados internos, Gerenciador de Perfis de Empresas, de agosto de 2021 até agosto de 2022) em buscas pela marca e mais de 140% em buscas genéricas (buscas sem marca), através dos seus resultados locais. Também registrou aumento de mais de 349% em visualizações no Google Maps e, consequentemente, um expressivo crescimento de 297% em cliques em rotas. Os números mostram que os resultados locais se estabeleceram como um canal de comunicação de grande importância com a pessoa consumidora, afinal, através dele, ela consegue todas as informações necessárias, facilitando sua jornada de consumo.
Uma das estratégias utilizadas para alcançar estes resultados foi a implementação do Feed de Produtos, que é como uma vitrine virtual dos serviços da Smart Fit. Nele, cadastramos os produtos Plano Black e Plano Smart, encurtando a jornada de conversão. Outra estratégia adotada foi a implementação de postagens, ampliando o alcance das campanhas vigentes. Com links parametrizados conseguimos mensurar os acessos e conversões, potencializando as análises geolocalizadas, como: qual região converte mais no Plano Black, em comparação ao Plano Smart. Essas análises permitem insights para outros times, como mídia, para otimizar o investimento das campanhas vigentes e futuras.
Através dessas estratégias, Smart Fit ampliou seu alcance e resultados orgânicos. No último ano, 41% das sessões do site, com origem em resultados locais, foram de novas usuárias e registraram a menor taxa de rejeição entre todas as fontes de tráfego. Com isso, os resultados locais passaram a ser a 6ª (dados internos, Google Analytics, de agosto de 2021 até agosto de 2022) origem de tráfego que mais converte no site da Smart Fit.
O serviço de gestão de locais se tornou uma parte fundamental para uma estratégia omnichannel eficiente e assertiva de Smart Fit. A informação correta, na hora exata e para pessoa certa.
LBM leva os resultados locais das marcas até as pessoas que estão buscando no digital. Além de garantir uma base otimizada e necessária para diversos formatos de campanha de mídia, garantimos a escalabilidade e agilidade necessárias para a otimização em massa dos locais físicos em ambientes online, em plataformas como o Gerenciador de Perfis de Empresas (Google) e Facebook Places (Facebook e Instagram). Analisamos, gerenciamos e otimizamos as informações de maneira estratégica, levando em consideração a estratégia e as necessidades do(a) cliente, sazonalidades, recursos e oportunidades nas buscas das pessoas consumidoras.
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Esse artigo foi escrito pelos analistas de LBM, Amande Macedo e Tamara Sardinha. E Arthur Costa que lidera a frente dos canais orgânicos da Mirum.
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