Escola Cósmica e a expansão do conhecimento

Mirum

27 ago 2021

Mirum e i-Cherry investem, com seu time de especialistas, no desenvolvimento multidisciplinar dos seus colaboradores. 

“Como o Universo, o conhecimento também continua se expandindo. E estar disponível para aprender, manter a curiosidade e o radar ligado é o que nos mantém relevantes e prontos para novas conexões e inovações.” 

Esta é a proposta da Escola Cósmica: Um projeto de gestão do conhecimento, com o objetivo de conectar as habilidades e o repertório de cada talento – trazendo o conhecimento individual para esse multiverso que fortalece a cultura de aprendizagem das agências Mirum e i-Cherry. 

Cultura de Aprendizagem 

  • Velocidade das mudanças. 
  • Profissões virando habilidades. 
  • Hiper especialistas multidisciplinares.
  • Carreiras como ciclos de aprendizagem.
  • Organizações virando escolas. 

 A grade curricular está formada por 4 pilares:  

4 pilares da cosmica

As trilhas de conhecimento são compostas por cursos e aulas elaboradas pelos próprios profissionais das áreas, compartilhando conhecimentos sobre análise de dados, planejamento estratégico, criatividade, storytelling, produtividade, cultura de experimentação, mídia e SEO por exemplo. O repertório também vai se moldando de acordo com as necessidades do mercado e tendências – a velocidade que as informações se atualizam é uma realidade constante na nossa área. 

E por que Escola Cósmica?  “Somos um ecossistema formado por muitos talentos. O que estamos fazendo dentro da Cósmica é a gestão do conhecimento que circula em todas as áreas da nossa empresa, provocando e estabelecendo lugares para aprendizados, trocas, construções e evolução coletiva.” diz Vicente Schunemman, um dos especialistas responsáveis pelo projeto.

E por meio do Design de Aprendizagem, a Escola Cósmica estabelece diferentes experiências para colaboradores, talentos do mercado e futuramente para os clientes do Grupo Mirum.  

  • Comunidades de prática, debates, treinamentos gamificados para certificações, eventos e cursos de curta ou longa duração. 
  • Brainz: Um evento quinzenal que promove um espaço de troca de boas práticas, geração de insights, debates e conexão entre diferentes pontos de vista. Nas 5 edições que já aconteceram, foram tratados temas como: coolhunting e tendências, eventos internacionais, principais desafios dos clientes, diversidade e inclusão e criação de cases de sucesso.  
  • Observatórios: Nossas comunidades de prática, que trabalham um tema específico com muita mão na massa e proposição de soluções. 

Outro objetivo, da Escola Cósmica, é fornecer insumos de qualidade para compor o Plano de Desenvolvimento Individual utilizado como ferramenta de gestão e apoio ao crescimento dos colaboradores, que terão acesso à uma plataforma com trilhas que formam um currículo de competências importantes na expansão do conhecimento para além das áreas em que atuam. E isso caminha alinhado a visão das agências: de ser um lugar com os melhores talentos e o parceiro de negócios mais desejado. 

MicrosoftTeams image 57

Os reitores de cada trilha são os próprios gestores, que são convidados a participar do projeto e elegem quais profissionais de seus times podem ministrar cada aula. Apoiados pelo time de especialistas, constroem a ementa das trilhas ou cursos de modo a cobrir as necessidades mapeadas para aquela habilidade que compõem o curriculum dos profissionais do presente e do futuro. O conteúdo segue um formato criado internamente e passa por um checklist de boas práticas didáticas, dinâmicas de comunicação à distância, técnicas de câmera e iluminação, e estrutura dos materiais de apoio.  

“Tenho muito orgulho dos profissionais incríveis que temos na i-Cherry. A Escola Cósmica é uma forma de amplificar o conhecimento tão rico que cada um desses profissionais aplica no dia a dia dentro dos times. Fico muito feliz em fazer parte deste projeto, ajudando a valorizar ainda mais um ambiente de troca com pessoas que fazem com que a agência seja esta grande referência no mercado.” Bruna Dea, Coordenadora de Estratégia de Mídia. 


Há um time dedicado a fazer todo esse acompanhamento, em todas as aulas. A Escola entende que isso retroalimenta o ensino-aprendizagem, afinal, quem ensina está também enriquecendo seu repertório com novas skills tão importantes para profissionais 360°. Ao final dos módulos, um teste validará a aplicação do conhecimento e emissão do certificado de conclusão.
 

“A Escola Cósmica atende não apenas uma necessidade de desenvolvimento dos colaboradores, mas no formato de trabalho 100% remoto e num futuro híbrido, se coloca também como uma ferramenta de conexão entre as pessoas, que antes se encontravam diariamente em um lugar físico e atualmente estão espalhadas por todas as regiões do nosso país. Continuarmos usando apenas os métodos que deram certo no passado não é o suficiente. E o hoje é conectado, sob demanda e interativo”, reforça Mell Azevedo, diretora da equipe de especialistas na Mirum e na i-Cherry. 


E todo esse conhecimento em breve estará disponível para todo o ecossistema impactado pelo Grupo Mirum. E a primeira iniciativa dessa expansão, foi o lançamento do podcast Rádio das Galáxias, produzido 100% dentro de casa e que trata de temas amplos conectados com o universo da comunicação, publicidade e marketing. 
 

Cosmica MarcasASS 03

Mirum

Com a força de um grupo global e agilidade de uma agência local, usamos inteligência criativa, dados e mídia para gerar resultados.

Comentários

Se inscreva aqui

para receber nossa newsletter