Com o programa +Ágeis da Mirum, uma iniciativa Escola Cósmica powered by Mirum e i-Cherry, a gente vem revisitando a filosofia Ágil e o framework Scrum junto com os times, com intuito de trocarmos boas práticas entre colaboradores, e relembrarmos conceitos e métodos importantes que podem nos ajudar na eficiência e eficácia de nossos processos.
Enxergamos muitos benefícios na adoção do Scrum dentro do marketing digital, e entre eles podemos citar:
- Entregas mais alinhadas com a estratégia do cliente, e consequentemente melhores resultados, menos refração e menor desperdício de horas e verba.
- Maior colaboração entre as pessoas, o que gera motivação do time por estarem em trocas constantes.
- Times mais comprometidos e autogerenciáveis por terem maior visibilidade e maior contato com a estratégia do cliente.
- Possibilidade de melhoria contínua.
- Mudanças rápidas de rota, sempre que necessário.
- Melhor definição e priorização de atividades.
- Maior liberdade (e responsabilidade) e qualidade de entregas
- Maior integração com o cliente: e esse é um ponto bem importante! Cada vez mais os clientes buscam internalizar determinadas disciplinas e atividades, porém quando seguem por este caminho, em alguns casos nota-se uma falta de “oxigenação” dos profissionais que passaram a centralizar tais atividades dentro do cliente. Um trabalho integrado entre agência externa e cliente, contribui para renovação de determinados projetos e times, e acaba sendo um grande ganho sem que as marcas se sintam totalmente dependentes da agência.
- Maior Integração dentro do time, o que promove menos dependência de pessoas específicas, já que todos estão à par de tudo que acontece.
- Uma cultura forte que possibilita uma rotina produtiva.
Dentro do framework Scrum, existem 3 papeis que são fundamentais:
- O Scrum Master é o “guia” do time, no que diz respeito a seguir as práticas e conceitos do Scrum. Ele facilita o trabalho de todos os integrantes do time, buscando soluções para as questões burocráticas e problemáticas, com intuito que o time possa trabalhar de forma fluida.
- O PO (Product Owner) é a visão do cliente para o time. É dele o olhar para a qualidade das entregas, e para o alinhamento com objetivos e metas do cliente. Ele busca aumentar o máximo possível nossa entrega de valor, a partir de uma visão holística, integrando e conectando as entregas e unificando para uma entrega consistente para o cliente. É o PO quem prioriza as atividades no backlog, e quem define o que entra ou sai de uma sprint.
- Os Diretores de Arte, Redatores, UX e UI Designers, Analistas de BI, SEO, Estrategistas, Mídias, e todas as disciplinas envolvidas no projeto ou cliente, realizam o papel de “Desenvolvedores” dentro Scrum, pois são estas pessoas que de fato desenvolverão todas as ideias e tasks necessárias para concretizar o que foi inicialmente planejado.
Estes 3 papeis formam uma unidade coesa, denominada Time Scrum. Neste time não existem “chefes”, não existem “nós e eles”. Todos devem ser igualmente responsáveis pelos resultados e autogerenciáveis. Além de relembrarmos as responsabilidades de cada papel, a gente também reforça a importância dos eventos: Sprint, Planning, Daily, Review e Retrospectiva.
- No Início da sprint: planejar e demonstrar a visão clara do que são as entregas de valor. Planning!
- Durante a sprint: foco em manter as tarefas alinhadas ao planejado/objetivo e o ritmo das entregas para finalizar naquela sprint ou reorganizar as prioridades. Daily!
- Quando estivermos concluindo a sprint, o time apresenta para cliente e stakeholders o resultado do trabalho, e o progresso em direção a meta. Adaptações são feitas quando necessárias. Review!
- E ao final da sprint, o time se reúne para debater como foi o trabalho daquele período, os aprendizados, e que melhorias podem ser adotadas para aumentarmos qualidade e eficácia nas próximas sprints. Retrospectiva!
A agilidade fala sobre adaptabilidade, e este é um ponto que consideramos aqui na agência: não vamos conseguir, em todas as situações, seguir à risca o Scrum Guide. E por isso nos adaptamos e priorizamos a essência e conceitos da agilidade. A cultura ágil é mais valiosa do que a agenda.