Google I/O 2023 | Mirum Agency

Mirum

11 maio 2023

A inteligência artificial chegou aos resultados de busca.

Na última quarta-feira, 10/05, aconteceu o Google I/O 2023, evento anual onde a gigante de tecnologia anuncia suas principais novidades, com maior foco em produtos e soluções para desenvolvedores.

Mesmo tendo a maior parte do seu conteúdo voltada à times técnicos, havia grandes expectativas sobre os anúncios que a big tech faria, relacionados à sua ferramenta principal: a busca. Desde o final de 2022 o Google vem sendo cobrado por uma solução que concorra ao ChatGPT, que também traga recursos de inteligência artificial generativa, de uso simples e eficiente.

Atendendo a essas expectativas, o Google chegou com novidades, destacadas pelo seu CEO, Sundar Pichai:

Temos a oportunidade de tornar a IA ainda mais útil para as pessoas, para as empresas, para as comunidades, para todos. Há algum tempo aplicamos IA para tornar nossos produtos radicalmente mais úteis. Com IA generativa, estamos dando o próximo passo. Com uma abordagem ousada e responsável, estamos reinventando todos os nossos principais produtos, incluindo a Pesquisa”.

Novidades Google e a IA

Assim, o Google trouxe novidades para o Gmail onde, com um simples comando, será possível responder e-mails com opções de textos escritos pela inteligência artificial, selecionando a opção que melhor lhe agradar. O Google Fotos vai muito além de um armazenamento de imagens e vídeos, tornando a edição e montagem de fotos mais acessível as pessoas. O Google Maps terá novidades imersivas, pensadas na usabilidade e experiência das pessoas dentro do app, proporcionando navegações de rotas em 3D, com simulações de clima ao longo do dia, como chuva, tempo nublado ou céu aberto, trânsito e qualidade do ar.

Essas novidades ou evoluções de produtos foram uma forma clara do Google de mostrar como já utiliza, e aprimora, a inteligência artificial em seus produtos e, ao fazer a demonstração, Sundar Pichai reforçou o propósito da empresa:

Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis

Em um dos painéis mais aguardados, Cathy Edwars, VP de Engenharia do Google, foi a porta voz sobre a inclusão da inteligência artificial generativa nos resultados de busca do Google. A maneira como os resultados serão mostrados é algo novo, um painel integrado que aparecerá acima do já conhecido resultado de busca, que irá trazer conteúdo, links para que você possa aprofundar a pesquisa e referências de onde a IA consultou para gerar esse resultado.

google-search-generative-ai-experience-look-800x594

Imagem: reprodução searchengineland

Ao interagir com os links para aprofundar a pesquisa (bastante similares com os atuais resultados de “As pessoas também perguntam”), você interagirá com o novo modo de conversação da ferramenta, onde os próximos resultados de busca serão mostrados dentro desse mesmo painel, sem a necessidade de novas pesquisas, sejam por texto ou voz.

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’hsvideo2′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’1212′, height=’900′, player_id=’115217256608′, style=” %}

vídeo reprodução searchengineland

Ao longo das respostas geradas por IA, o Google irá fornecer resultados compostos por imagens e conteúdo, com links para que você possa ir até os sites. Um detalhe interessante é que a cor da caixa de resposta da IA irá mudar, ao longo da navegação, para “refletir tipos de jornada específicos e a própria intenção de consulta”, disse o Google.

Esse mesmo modelo de navegação e interação com resultados, gerados pela IA, será utilizado no Google Shopping, para mostrar resultados de produtos relacionados às buscas dos usuários. Esse novo formato já está disponível, para quem está nos EUA, através da inscrição em uma lista de espera.

Vale ressaltar que esse novo modelo de interação com IA não é o Google Bard, lançado no início de 2023, como teste, em alguns países. O Bard é um chatbot, alimentado por um modelo amplo de linguagem (LLM), com variedade de habilidades e funções. Esse sim é um concorrente do ChatGPT.

Além das novidades, ficou evidente a preocupação e insistência do Google reforçar que está trabalhando e desenvolvendo soluções com uso responsável da inteligência artificial, palavra muito repetida ao longo de todo o evento, em diferentes painéis.

Além desses tópicos, o Google I/O trouxe muitas outras novidades para o universo digital, principalmente para desenvolvedores. Nos links abaixo você pode consultar todos os painéis do evento:

Google I/O completo: https://youtu.be/cNfINi5CNbY

Google I/O resumo (10 min): https://youtu.be/QpBTM0GO6xI

Google I/O todos os painéis divididos por temas: https://io.google/2023/program/intl/pt/

 

 

 

Mirum

Com a força de um grupo global e agilidade de uma agência local, usamos inteligência criativa, dados e mídia para gerar resultados.

Comentários

Se inscreva aqui

para receber nossa newsletter