MIRUM desenvolve software de automação de qualidade Elliot

Mirum

5 jul 2022

Ferramenta de testagem de telas permite otimização de tempo e aumento da qualidade em projetos 

A Mirum, agência full digital do grupo WPP, desenvolveu uma ferramenta proprietária com o objetivo de atender às necessidades dos canais dos clientes, como sites e plataformas, com maior agilidade e assertividade. Trata-se do software de automação de qualidade denominado Elliot e criado pelo time de tecnologia a partir de uma oportunidade de melhoria observada pelos profissionais da área para a testagem de funcionalidades e comparação visual de telas bem como integrações de APIs, de forma automatizada e fácil configuração e relatórios de conformidade em uma leitura de alto nível. 

Módulos de teste

O software de automação Elliot é composto por módulos de testagens, totalmente customizáveis para cada caso. A ferramenta realiza a captura de tela das páginas, roda o teste e realiza uma comparação entre as versões. O resultado é disponibilizado de forma visual por meio de um painel de controle com os registros de quando a alteração ocorreu e qual a ação que levou ao erro. Os módulos possuem uma leitura de excelência gerando ao final um vídeo com os destaques e os dados para o relatório. A ferramenta faz a comparação tanto em mobile como em desktop com a mesma exatidão. 

Imgs-ElliotMirum

  

“A entrega de um projeto, especialmente os mais complexos, sempre exigiu da equipe de qualidade um grande tempo e esforço a fim de verificar e testar todos os módulos das páginas criadas. O Elliot surgiu para substituir este trabalho manual, possibilitando, por meio de inteligência artificial, maior chance de verificação de erros e possíveis soluções a serem tomadas em um tempo muito menor. Isso impacta diretamente no negócio do cliente, fazendo com que novos direcionamentos possam ser tomados em tempo hábil”, explica Alex Villanova, supervisor de QA.

 

 São diversos os fatores que podem fazer com que os sites apresentem erros

Neste contexto, o Elliot surge como uma solução para evitar qualquer tipo de dano e prejuízo aos clientes. Com o relatório apresentado pela ferramenta, é possível saber, por exemplo, se a página de destino de onde está rodando alguma campanha de mídia parou de funcionar com um alerta para o time responsável. A aplicação prática da ferramenta pode ser realizada em diversas frentes como em formulários de geração de leads em campanhas de mídia, fluxo de compras de e-commerce, e qualquer atividade que faça parte de operações críticas para o negócio do cliente e necessite da garantia de funcionamento. Ou seja, além da otimização de tempo na entrega de projetos, o software também é capaz de antecipar com precisão erros estruturais ou de funcionamento básico em decorrência de atualizações, muitas vezes, simples 

“Em um projeto com mais de 4 mil páginas criadas num período de dois anos, tempo empregado com o nosso cliente Unimed Curitiba, eram necessárias 30 horas de trabalho para a testagem das principais páginas por amostragem. Hoje, o software desenvolvido analisa as mesmas páginas até 10 vezes por dia. Com ele, conseguimos agendar hora e dia para a checagem de acordo com cada demanda. Exemplificando, no caso de outro cliente da Mirum, a Cyrela, as testagens ocorrem todas as sextas-feiras com a finalidade de garantir a geração de leads qualificados, varredura nos contatos, fale conosco e cadastros, já que a base de dados é o principal ponto de ligação entre clientes e vendedores da empresa”, completa Felipe Gomide, CTO Mirum Brasil.

Leia mais sobre o Elliot.

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