Se fizermos uma breve linha do tempo, vamos entender que esse papo começou a correr lá por 2017:
(Já que entre 2014 e 2016 a situação do podcast no país não era das mais animadoras).
Aí ela é afirmada em 2018…
… “renovada” em 2019…
…relembrada em 2020, quando já comemorávamos o Dia Internacional do Podcast…
… questionada em 2021…
… até que em 2022 nós perdemos a conta.
Mas tá tudo bem. Porque agora temos noção da importância das iniciativas de áudio nas estratégias de comunicação das marcas:
Essa não-tão-nova-plataforma-sonora parece ter encontrado seu espaço na vida (e fones de ouvidos) dos brasileiros.
(Não importa o ano).
Mas, como grandes entusiastas que somos, das novas manias virtuais e demais formas de socialização on-line, até que demorou para isso acontecer por aqui.
Temos um respeitoso histórico na produção de podcasts nacionais. Desde 2004, ano em que o ex-VJ da MTV, Adam Curry, lançou o primeiro episódio de podcast no formato como conhecemos hoje, o Brasil já estava representado na podosfera pelo jornalista Danilo Medeiros e seu podcast Digital Minds, lançado no final daquele mesmo ano.
Desde então, tivemos uma variada sequência de programas que desbravaram periodicamente esse mercado durante alguns anos: Nerdcast, Braincast, Anticast e demais “casts”, chegaram quando tudo ainda era mato (literalmente) e abriram caminhos de formatos e conceitos para as gerações que vieram na sequência.
As pessoas encaixaram podcasts em suas rotinas, assim como os grandes players do mercado investiram muito dinheiro em sua produção e veiculação.
Hoje acompanhamos uma boa disputa entre Spotify, Apple e Google (seguidos por Deezer, Amazon, Stitcher, Podbean, Anchor, etc) com um reforço da Globoplay no Brasil.
A resposta depende de onde você quer chegar com sua marca ou comunicação. Muito em breve, a performance do seu conteúdo também vai depender do que você irá trabalhar com áudio e como ele será encaixado em sua estratégia e linha de produção.
Aqui na Mirum, sentimos que existe espaço para trazer algumas de nossas principais especialidades. Pensando nisso, dividimos nossos produtos de áudio da seguinte maneira:
Estamos reinventando a roda aqui? Não. Esses três pilares já são encontrados no mercado e ganham mais espaço nas mesas de decisões que envolvem novas estratégias. Podemos ajudar a reinventar essa roda, adicionando dados ao processo e ficando de olho em oportunidades inovadoras que se esperam para um futuro próximo.
Antes de ligar o microfone e colocar suas ideias para rodar nos ouvidos das pessoas, vale a pena dar uma conferida nesses dados e informações que não costumam dividir com a gente no começo da jornada sonora:
Já conhece a Rádio das Galáxias? Acesse nosso podcast.
Fontes: IAB, IBGE, Apple, Spotify, Globo, IBOPE, B9.
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