O QUE APRENDI ESTAGIANDO NO TIME DE EXPERIENCE DESIGN | MIRUM

Mirum

20 out 2022

Este artigo é um relato sobre a minha experiência estagiando no time de Experience Design da Mirum.

 

 Antes, gostaria de contar o porquê escolhi a área de Experience Design. Tudo começou após ler o livro Design Emocional, de Donald Norman, conhecer a mente, comportamento e emoções humanas para projetar produtos e interfaces que as pessoas amem, achei isso muito incrível! Depois disso continuei buscando mais informações sobre o autor, sobre Experience Design… Quando decidi, enfim, que gostaria de migrar do Design Gráfico para UX/UI Design. Assim que tive a oportunidade, me candidatei à vaga de estágio da Mirum. E ao longo desses 10 meses estagiando aprendi novas ferramentas e aprimorei muitas habilidades, mas o que gostaria de compartilhar vai além de assuntos sobre UX e UI, são pontos importantes que também fazem parte do nosso dia a dia.

Nova área, novos termos:

Nas primeiras reuniões de Design que participei, percebi quantas palavras não conhecia, algumas que só passamos a conhecer e entender melhor após estar trabalhando, outras talvez, eu conhecesse com outra nomenclatura. Em áreas como Design e Tecnologia surgem novos termos e ferramentas a todo momento, e foi pensando nessa problemática, que pude participar de um projeto onde criamos um guia com mais de 100 termos/ vocabulários de Experience Design, para que pudesse ser usado em documentações, reuniões e por qualquer um do time que queira conhecer melhor sobre algum termo específico. Foi muito legal participar desse projeto, porque além de desenvolver esse guia, aprendi muito sobre Experience Design.

Cultura Ágil Não é um Bicho de Sete Cabeças

Eu já havia ouvido falar, mas nunca trabalhado em um local onde houvesse essa cultura. Antes parecia muito complexo, mas, na verdade, todo trabalho e eventos/reuniões fluí super bem. E quando entendemos o porquê, tudo faz mais sentido, aqui utilizamos a metodologia Scrum, então participo das daily, sprint, planning, review e retrospectiva e vejo como isso torna o trabalho mais transparente, como existe a oportunidade de melhoria contínua, de se auto-organizar e ver como meu trabalho faz parte de um todo. Eu ainda tenho muito que aprender sobre métodos ágeis e esse é um pequeno relato do meu ponto de vista, mas caso queira saber mais (clique aqui).

Eventos Internos

Temos vários eventos internos, todos eles me fizeram crescer profissionalmente.

  • Design Critique, é uma reunião em que nossa equipe de Design se junta para apresentar um projeto ou trabalho e podermos criticar e discutir pontos de melhoria juntos, sempre há uma troca muito rica de conhecimento.
  • Design Ops, outro evento recorrente onde é falado sobre fluxo de trabalho, estruturas, governança e ferramentas (foi onde aprendi a maioria dos novos termos) e o objetivo dessas reuniões é que o time todo compreenda bem sobre tudo isso e funcione com mais eficiência.
  • O último evento que gostaria de citar é as 1:1 que são reuniões que acontecem a cada 15 dias para recebermos feedback, mas também é um espaço para que se sinta à vontade para falar sobre algo em relação algum projeto ou trabalho também

Mentorias

Acredito que na vida é muito importante se ter mentores, independente de qual área for, porque sempre que algo novo se inicia somos aprendizes de novo, eu valorizo muito isso, aqui na Mirum temos uma ótima cultura voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional. Eu tive e tenho a oportunidade de ser mentoreada, sou muito grata por ter colegas de equipe dispostos a me treinar e ajudar sempre que preciso. Esses 10 meses estagiando foram incríveis, tive muitos aprendizados e a sorte de estar em um time sensacional. Estou mais animada do que antes para continuar crescendo como profissional na área que escolhi, a de Experience Design.

Mirum

Com a força de um grupo global e agilidade de uma agência local, usamos inteligência criativa, dados e mídia para gerar resultados.

Comentários

Se inscreva aqui

para receber nossa newsletter