Com mais de 19 mil lojas em países como México, Colômbia, Chile, Peru e Brasil, OXXO possui a
maior rede de lojas de varejo de proximidade da América Latina¹.
Próximo de você, próximo para você: sempre vai ter um OXXO perto da sua casa, na hora que você
precisar, com os produtos que você confia, por um preço justo e um serviço excelente. Mas para
além de ter uma loja OXXO próxima, ela precisa ser encontrada pelas pessoas consumidoras. Foi aí
que OXXO chamou a Mirum. Com o suporte do time de Local Business Management (LBM) para
fazer o gerenciamento de seus resultados locais, as lojas OXXO passaram a ampliar o seu alcance
orgânico e ganhar mais relevância nos resultados de busca local.
Desde outubro de 2022, quando o projeto iniciou, a quantidade de vezes que as lojas OXXO foram
visualizadas no Google Maps cresceu mais de 300% (dados internos, Gerenciador de Perfis de
Empresas, de outubro de 2022 até outubro de 2023), refletindo em maior tráfego para as lojas,
com um aumento de quase 300% em cliques em rotas. Também houve um crescimento de 199%
em visualizações no Google Search e aumento de quase 600% em cliques em ligações. Os números
mostram que os resultados locais se estabeleceram como um canal de comunicação de grande
importância com a pessoa consumidora, afinal, através deles, ela consegue todas as informações
necessárias, completando sua jornada de consumo em diferentes meios de comunicação.
Para construir estes resultados, uma das principais estratégias foi a inclusão de conteúdo relevante
nas fichas das lojas, através da análise e inserção de palavras-chave nas fichas. Encontrando o
público-alvo que busca pelos serviços e produtos OXXO e ajudando-o a suprir qualquer
necessidade mais rapidamente. As postagens fazem parte da estratégia de ampliar o alcance das
campanhas vigentes e atingir o público em que a marca tem afinidade.
As pessoas, cada vez mais, vêm exigindo imediatismo em suas pesquisas. Buscando encontrar o
que precisa de maneira rápida, relevante e se tiver em oferta? Melhor ainda! OXXO oferece tudo
isso e muito mais há poucos passos de distância. E através das postagens nos resultados de busca
local, nós conseguimos conectar ofertas e consumidores. Quando um(a) cliente acha uma loja
OXXO no Google, além de seu endereço, horário de funcionamento, telefone e demais informações
básicas, também aparecem as ofertas disponíveis na loja. Em uma aba chamada “Ofertas”, as pessoas consumidoras conseguem ver os produtos em promoção, seu preço e podem acessar o
site para comprar on-line.
As postagens são como um anúncio grátis. Elas conectam pessoas e suas necessidades de compra,
a respostas e ofertas relevantes. No caso de OXXO, servindo como uma prateleira virtual nos
resultados locais.
Figura 1: foto da fachada Oxxo Figura 2: Imagem da postagem em uma ficha Figura 3: Aba ofertas em uma ficha
Atualmente, há mais de 350 mercados OXXO em operação. O plano de expansão está em
andamento, assim como as otimizações dos resultados locais, para que as pessoas consumidoras
continuem encontrando a unidade OXXO mais próxima.
Nesse projeto, a gestão de locais é uma parte fundamental para uma estratégia omnichannel eficiente e assertiva. Conectando as pessoas consumidoras e suas necessidades a locais próximos que atendem suas expectativas.
LBM leva os resultados locais das marcas até as pessoas que estão buscando no digital. Além de
garantir uma base otimizada e necessária para diversos formatos de campanha de mídia,
garantimos a escalabilidade e agilidade necessárias para a otimização em massa dos locais físicos
no Gerenciador de Perfis de Empresas (Google). Analisamos, gerenciamos e otimizamos as
informações de maneira estratégica, levando em consideração a estratégia e as necessidades do(a)
cliente, sazonalidades, recursos e oportunidades nas buscas das pessoas consumidoras.
¹Fonte: https://www.oxxo.com.br/sobre-nos
Esse texto foi produzidos pelas pessoas analistas de LBM, Tamara Sardinha e Amande Macedo.
Curitiba
Condomínio Barigui Business Center
Rua General Mario Tourinho, 1746, 3º andar
Campina do Siqueira
Curitiba, Paraná / CEP 80740-000
+55 41 3152-9000
São Paulo
Rua Maria Figueiredo 490.
Paraíso, São Paulo / CEP 04002–003
+ 55 11 3065-7000
�
Copyright © 2021 Mirum. All rights reserved.