O papel das mídias sociais na valorização das marcas vem se tornando cada dia mais importante e a área de Community Managers, ou Gerentes de Comunidade, é uma das protagonistas nesse desenvolvimento.
Apesar de ser relativamente nova no Brasil, a profissão já está bem consolidada no exterior, onde as empresas estão cada vez mais preocupadas em melhorar o alcance dos seus canais e o relacionamento com os públicos.
Mas afinal, quem cuida desse gerenciamento? O que essa pessoa faz? O que é preciso para se identificar com a profissão? Calma, você vai saber de tudo isso agora!
O COMMUNITY MANAGER E SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES
A pessoa responsável pelo gerenciamento de comunidades é chamada de Community Manager, ou apenas de CM, ela é responsável por construir e gerenciar a comunidade de uma marca ou empresa, cultivando um relacionamento harmonioso com todos os públicos que fazem parte dela. Sempre lembrando que uma comunidade é formada por pessoas, com características, experiências e propósitos parecidos.
A rotina de quem exerce a profissão costuma ser bem agitada, com pesquisas e criação de conteúdos para as plataformas, sempre buscando levar o que existe de mais relevante para sua comunidade. Além disso, seu dia a dia envolve agendamento de postagens e checagem das publicações, conhecimento sobre os gostos dos públicos, monitoramento do que acontece no seguimento e também atenção às novidades do mundo, para encontrar o melhor jeito de se comunicar naquele momento.
É bem comum a gente ouvir falar e compartilhar postagens de marcas engajadas com o que há de novo, não é mesmo? Principalmente quando se trata de memes ou assuntos que viralizam de um dia para o outro. E para gerar um bom alcance com as novidades, é importante conhecer muito bem os públicos da marca que você é responsável, para saber exatamente o tipo de conteúdo que irá funcionar ou não, além de, é claro, tomar cuidado para não perder o timing da publicação.
O gerenciamento é importante para as organizações
Como foi dito lá em cima, as mídias sociais são super importantes na hora de criar uma boa estratégia digital. Por isso, a presença de uma pessoa Community Manager é fundamental para que haja uma aproximação com os públicos. Assim, será possível transmitir mais conhecimentos sobre seus produtos, serviços e valores, para que a comunidade possa de fato se identificar com sua filosofia empresarial e abraçar a causa, gerando mais conversões, aumentando a confiança na marca e consolidando uma boa imagem da mesma no mercado.
Aqui na Mirum, toda a equipe de Community Managers trabalha em conjunto com várias áreas da agência para que tudo isso possa acontecer, planejando os conteúdos com a área de criação, entendendo as demandas com o time de atendimento, planejando as publicações com o pessoal de mídia e por aí vai.
O perfil de quem trabalha como Community Manager
Agora que já sabemos como é a área de Community Management, o que ela faz e qual o seu valor, chegou a hora de falar das principais características que você precisa ter para entrar na equipe:
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