Que a Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para o comércio todo mundo já sabe. Que as empresas reservam parte considerável de seus orçamentos e produzem planejamentos específicos para acentuar suas vendas no período também.
Por isso, esse texto não se propõe a passar a receita do bolo de como agir, quais estratégias seguir ou trazer recomendações de como potencializar performance. Tudo isso é muito importante, de fato. Mas o propósito aqui é ir além da venda. Encarar a data sob a ótica do consumidor, do branding, da experiência. Se propor a refletir sobre conceitos importantes com um olhar mais estratégico e menos operacional.
Desafio você a refletir sobre 7 principais questões que ajudarão a entender como usar a Black Friday para ganhar fidelidade a longo prazo.
A compra é apenas uma das etapas da jornada do seu consumidor. Não adianta uma super oferta se o site é instável, o anúncio direciona para o link errado, o produto não se encontra no estoque ou o checkout é pouco intuitivo. Preço chama atenção, excelência de experiência em toda a jornada converte.
Não caia na armadilha de olhar somente para preço e anúncio nessa Black Friday. Mapeie todos os pontos de contato que seus consumidores têm com a empresa, identifique e corrija os gaps de experiência existentes. A data vai passar, as melhorias de experiência ficam e geram fidelidade.
Por melhor que seja o preço, o público em geral não compra de uma loja em que não confia. Levante a mão quem já foi impactado por um anúncio e sentiu muita vontade de comprar, mas ficou receoso por não conhecer o site de origem. Parece uma história comum, né?
Por isso, invista em construir credibilidade de marca e em passar segurança para seu consumidor na hora da compra. Atendimento para tirar dúvidas, selos de segurança no e-Commerce, incentivo a reviews de clientes antigos e uma política de atendimento prestativo no Reclame Aqui são passos importantes. Pode parecer bobagem, mas ao menos que sua marca seja muito conhecida em âmbito nacional, provavelmente existirão clientes com essa desconfiança.
Preço quase todo mundo entrega nesta data. A pergunta a ser respondida é: o que mais sua marca é capaz de oferecer ao consumidor?
Estamos na era da automatização, inteligência artificial e gestão de dados. Nela, muitas empresas se concentram tanto no operacional (que importa muito, não estamos dizendo o contrário), que esquecem o lado mais humano e criativo da comunicação.
Nessa BF, se diferencie pela complementaridade e una estas duas vertentes. Ajude seu time a resgatar aquele elo mais criativo que gerava tanto encantamento. Pense no que você pode fazer de diferente que após a data ainda ressoe no imaginário dos consumidores.
Nesta data, todo mundo foca em vender e poucos enxergam o poder de dialogar com novos consumidores que ainda não conhecem a sua empresa.
Black Friday também é exposição e awareness. É um período em que os consumidores estão mais dispostos a conhecer e dialogar com novas marcas e produtos. Já esperam o fator novidade e se mostram mais abertos à experimentação.
Por isso, evidencie seu negócio, seu propósito e seus diferenciais. Um anúncio não precisa servir só como ferramenta de conversão de um produto específico, pode atuar também como porta de entrada para todo o seu ecossistema. Venda, conquiste novos clientes e seja lembrado.
Sua venda terá muito mais valor se for a primeira de muitas. Esta data, se bem trabalhada, provavelmente resultará em uma série de novos clientes. O ouro do negócio não está somente em vender mais em novembro, mas sim em ser capaz de reter o público conquistado para ativações futuras.
Construa um legado com a Black Friday a partir do relacionamento ativo com os novos clientes. Mais do que trazer mais pessoas para seu ecossistema de marca, pense em estratégias capazes de promover a manutenção dessa conversa.
Como você pretende valorizar os clientes que já estão na sua base? Afinal, convenhamos, quem compra sempre merece um desconto ainda mais especial, não? Já falamos sobre conquistar e fidelizar novos clientes, mas não podemos nos esquecer daqueles que a marca já possui. Cada vez mais as pessoas valorizam personalização e exclusividade no seu relacionamento com marcas e esperam atitudes proativas neste sentido.
Elabore uma estratégia exclusiva para clientes de longa data. Não se limitando somente a mais descontos, mas entrando também no campo de novas experiências. Faça seu cliente se sentir especial, dê estímulos para que ele continue se engajando com sua marca e, principalmente, mostre que você valoriza este relacionamento duradouro.
A crescente importância de coletar zero-party para conquistar visibilidade clara dos comportamentos, motivações e intenções do cliente, sem depender de dados de terceiros.
Capacidade de dados sempre foi um ativo importante em performance digital, mas com o cenário de incertezas futuras, construir uma base proprietária de dados se tornou primordial na corrida por bons resultados. O Google pode ter adiado a migração para o cookieless, mas ela ainda acontecerá e precisamos estar preparados.
A Black Friday pode ser uma ferramenta importante para esta coleta de dados. O desconto/promoção pode vir mediante a passagem de informações mais detalhadas. Utilize o momento de interesse do consumidor para coletar mais dados e insumos de navegação. Ao desenvolver sua estratégia, pense em que dados está coletando, como vai utilizá-los no futuro e se seria possível coletar mais alguma informação sobre seu cliente.
Por fim, reflita, questione, desafie. Encare a data não somente como uma estratégia de crescimento de vendas em novembro, mas como uma ferramenta de construção de legado de marca, relacionamento e fidelidade a longo prazo.
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